segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

TRÊS FASES NA VIDA CRISTÃ.


Toda pessoa quando inicia a caminhada cristã irá inevitavelmente passar por três fases distintas, se não desistir. Essas três fases estão relacionadas a reação das pessoas para com a nossa vida. O mesmo acontece quando temos alguma experiência muito forte com Deus. É o que aconteceu com o cego de nascença depois que foi curado pelo Senhor Jesus, e é o que devemos esperar que aconteça conosco também. ( VAMOS NOS BASEAR EM : João 9.1-34
 
I - PRIMEIRA FASE : DÚVIDA 


 
- Impressionante é que aquele homem, cego de nascença, há muito era conhecido dos seus vizinhos. Ninguém tinha dúvida de quem ele era. Mas quando o viram curado, começaram a questionar a veracidade de sua identidade.Além dos vizinhos, os religiosos da época de Jesus também não creram na cura daquele homem e duvidaram que ele de fato tinha sido curado. 
*  Essa de fato é  a primeira fase que todo novo crente vai experimentar e que toda pessoa que viveu uma experiência forte seja de transformação ou de revelação na palavra também vai passar:  A dúvida! E infelizmente os primeiros a duvidar são aqueles que mais nos conhecem.
*  Portanto quando estiver passando por essa fase fique firme. Ignore completamente a atitude daqueles que se dispõem a duvidarem de você.
*  Muitas vezes as pessoas só vão crer na nossa mudança, na nossa transformação quando tempo passa e nós nos mantemos firmes. Por isso a sua resposta àqueles que duvidam da sua transformação é não recuar. Pois com o tempo todos vão reconhecer que de fato você teve uma experiência com Deus!
 
II - SEGUNDA FASE : CRÍTICA

Nós versículos de 24 a 34 nós vamos ver como os religiosos da época de Jesus, os fariseus, se puseram a criticar o homem e desqualificar sua experiência de cura, ao ponto de até expulsá-lo.O inimigo até hoje usa a mesma estratégia primeiro ele tenta nos fazer parar levantando pessoas para duvidar da nossa fé, das nossas convicções e principalmente das mudanças que Deus fez na nossa vida. Se suportamos bem a fase da dúvida entramos então, na fase da crítica. Essa é uma fase muito difícil, pois vem recheada de todo tipo de acusação muitas vezes evocando os nossos erros do passado. Foi isso que fizeram com o ex-cego de nascença e é isso que vão tentar fazer com você também.
*   Quantos que se levantam criticando a Palavra, criticando Deus, Criticando a igreja. Mas a resposta daquele cego era algo embaraçoso para os seus opositores. Veja o que diz o verso 25: “Se é pecador eu não sei, eu sei que eu era cego e agora vejo”.
A sua resposta aqueles que duvidam e criticam você tem que ser o testemunho de sua transformação. Nõa tente explicar nada. Não tente convencer a ninguém, apenas mostre com a sua vida que a mudança aconteceu.

III - TERCEIRA FASE : RESPEITO

Essa de fato é a terceira fase que todos que perseveram vão experimentar. Depois de passar pela fase da dúvida, depois de se manter firme diante das crises, chega então a fase do respeito. 
* Você percebe que está entrando nessa fase, quando as pessoas começam a procurá-lo para pedir oração, conselhos ou ajuda espiritual. Esses são os primeiros sinais do reconhecimento.
*  Os mesmos que duvidaram e criticaram você, um dia vão estar falando bem a seu respeito. Portanto, mantenha-se firme, porque aqueles que forem fiéis serão honrados pelo Senhor.
*  É uma questão de tempo e sua família vai reconhecê-lo. É uma questão de tempo e seus vizinhos e colegas de trabalho vão procurá-lo porque estão vendo Deus na sua vida.
*  Portanto, seja firme e constante, porque o seu testemunho vai calar os seus inimigos e Deus o glorificará. 
   - O que é mais difícil para você lidar com a dúvida ou com a crítica ?

 
 
 

Um comentário: